Não é de hoje que se sabe que o índice de analfabetismo no
Brasil ainda é grande, tendo milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade.
Isso é uma realidade causada pelos modelos de educação
arcaicos, sem inovações, que tolhem a capacidade criativa dos sujeitos, gerando
insegurança e insatisfação pessoal.
Convencidos de que não adianta continuar na escola, muitos
estudantes se afastam da mesma por pura falta de motivação, por não acreditarem
que são capazes de vencer.
O medo domina as sensações prazerosas do aprender, pois
repetências anteriores, exposições diante dos colegas, humilhações dentro da
sala de aula coíbem o sujeito, demonstrando que ele não é capaz.
No Brasil ainda existe a concepção de que os menos
favorecidos não têm condições de aprender, devendo aceitar que são a mão de
obra pesada e barata do país, estando às margens da nossa pirâmide social.
Para melhorar essa visão, a escola deve manter uma política
educacional voltada para atender a diversidade, através de planos de ação que
valorizem as habilidades e potencialidades de cada um. Seria mesmo identificar
o que cada um tem de bom, em quê cada qual pode colaborar com as experiências e
crescimento do grupo.
Dessa forma, preocupados com a defasagem do ensino, buscando
qualificar o trabalho docente, voltam-se para a motivação desses alunos, dando
oportunidade aos mesmos, inserindo-os num grupo que está mais adiantado.
Além disso, não se pode descartar a realidade social em que
cada um vive. Muitas crianças ficam paralisadas porque não recebem atenção
necessária, outras são alvos de agressões, outras sofrem abusos sexuais,
algumas têm que trabalhar para sustentar suas famílias, etc.
A escola precisa considerar todos esses aspectos e muitos
outros, repensando seus valores, buscando diminuir as diferenças entre os
alunos, identificando porque uns aprendem e outros não.
Dessa forma, podemos questionar como acontecerá o
crescimento social e econômico do país se não temos política educacional
consistente?
É preciso repensar para mudar!
Por Jussara de Barros / Pedagoga
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